Cotidiano

Aeronave em que estava Teori é retirada do mar de Paraty

Avião TeoriRIO ? O avião que caiu quinta-feira com Teori Zavascki e outras quatro pessoas em Paraty foi retirado do mar na noite de domingo. Uma barca com um guindaste foi utilizada para içar a aeronave. A responsabilidade pelo içamento da aeronave é da empresa proprietária do avião, o Grupo Emiliano, que contratou uma firma especializada neste tipo de serviço. Os destroços serão levados para Angra dos Reis, a cerca de 50 quilômetros do local, e de lá enviados de carreta para passar por uma perícia no Aeroporto Internacional do Galeão. As informações são do G1.

Militares da Marinha e da Aeronáutica acompanharam o trabalho. Eles chegaram a tentar fazer a retirada da aeronave no sábado, mas decidiram que a remoção deveria ser feita pelos donos do bimotor.

? De ontem para hoje, a gente verificou que a situação era mais complexa do que a gente estava imaginando e ia requerer ações de alguém especializado nesse tipo de resgate no mar. E isso gera custos, que, pela lei, são responsabilidade do explorador da aeronave ? explicou, no sábado, o tenente-coronel Edson Amorim Bezerra. O plano de remoção da empresa foi avaliado e aprovado pelos militares.

Com o içamento da aeronave, a equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) poderá dar início aos trabalhos de perícia. A investigação não tem prazo para acabar. A Polícia Federal também apura as responsabilidades pelo desastre.

A FAB informou que foi encontrado nos destroços da aeronave que caiu em Paraty um gravador de voz. Ainda não há informações, no entanto, sobre o estado do aparelho encontrado na aeronave e se ele sofreu algum dano com o acidente. É preciso ainda confirmar se o equipamento estava ligado e se teria gravado conversas do voo da tragédia.

Além de Teori, morreram na queda do bimotor o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, a massoterapeuta Maíra Panas e a mãe dela, Maria Hilda Panas; além do piloto Osmar Rodrigues.