Esportes

Aeromédico completa quatro anos com 1.425 atendimentos

Cascavel – O aeromédico usado pelo Consamu (Consórcio Samu Oeste) para salvamentos completou ontem quatro anos de serviços prestados. Nesse período, foram atendidas 1.425 ocorrências e realizadas 2.500 horas de voo para salvar vidas. O Consamu tem base em Cascavel e atende a 43 municípios da região oeste do Paraná.

O aeromédico atua a partir da regulação do médico do Samu, que avalia o caso, a gravidade da vítima e a importância de ela ser transportada com agilidade para ser salva. Depois, o helicóptero, equipado com uma UTI móvel e ocupado por um piloto-comandante, um médico e um enfermeiro, vai até a vítima e faz a transferência.

No total, cada voo envolve de 15 a 20 pessoas, contando com a equipe de base que fica em solo: médicos, enfermeiros e mecânico.

Dentre os principais benefícios do helicóptero estão o transporte com mais agilidade de vítimas graves de acidentes, AVC ou infarto; e a estabilidade da vítima, tudo feito com maior rapidez que pela via terrestre.

O aeromédico é um modelo que em Cascavel se tornou referência e que foi repetido em Maringá e em Londrina e é bancado pelo governo do Estado.