Cotidiano

Aécio ofereceu indicar nome da JBS para diretoria da Vale do Rio Doce

Transcrição de diálogos que constam na delação premiada dos proprietários do frigorífico JBS, Joesley e Wesley Batista, apontam que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ofereceu que os empresários escolhessem qualquer uma das diretorias da Vale do Rio Doce para indicação de uma pessoa de confiança.

O conteúdo faz parte do termo de depoimento de Joesley Mendonça Batista, que resume diálogos gravados com o senador. O material foi colhido por pelo diretor da JBS para celebrar um acordo de delação premiada.

Um dos aspectos apontados por Batista é que ele disse ter conversado com Aécio Neves sobre seu interesse em indicar Aldemir Bendine, o Dida, para a Vale. O diretor da JBS disse ter feito essa sugestão após saber que Aécio seria o responsável por indicar o novo presidente.

Segundo Batista, Aécio afirmou que já tinha indicado outra pessoa cujo nome não poderia revelar, mas que Batista poderia escolher qualquer uma das outras quatro diretorias da empresa. A resposta do diretor da JBS foi de que ele "pensaria a respeito".