Cotidiano

Aécio é reconduzido à presidência do PSDB até 2018

BRASÍLIA- Reconduzido à presidência nacional até maio de 2018, o senador Aécio Neves (MG) afirmou que a decisão do partido se deveu à responsabilidade com o governo Temer. Em uma reunião da executiva nacional de cerca de duas horas, Aécio teve 29 votos a favor da recondução e dois contra, dos deputados Eduardo Cury e Sílvio Torres, ligado ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A eleição ocorreria em maio de 2017.

? Algo que vem a retirar da pauta de 2017, sabemos que será um ano extremamente delicado, com uma agenda econômica a enfrentar e o PSDB com a responsabilidade que tem em conduzir essa agenda, (buscamos evitar) qualquer tipo de disputa ou de desentendimento dentro do partido ? disse Aécio. Segundo ele, o PSDB saiu unido da antecipação eleitoral.

“Em 2018, vai haver aquela torcida pela divisão, mas vai acontecer o que sempre acontece em anos eleitorais, caminhamos juntos sem disputa em convenção. Em 2017, vai amadurecer dentro do PSDB o sentimento de quem é o companheiro com melhores condições para ganhar a eleição”, disse, minimizando conflitos com Alckimin.

Torres alegou que votou contra a proposta porque queria que a nova eleição fosse marcada para janeiro de 2018 e não para maio daquele ano, já em meio às eleições presidenciais. O grupo de Alckmin tem preocupação com uma eventual prévia comandada por Aécio, na qual o mineiro poderia sair favorecido por ter o comando da máquina partidária.

A executiva nacional do partido conseguiu reconduzir Aécio com o aval de 22 diretórios estaduais. Com isso, além de Aécio, os presidentes do PSDB em todos os estados poderão permanecer no cargo até maio de 2018.

A recondução de Aécio teve o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que enviou uma carta à direção concordando com a antecipação da eleição. O ministro José Serra (Relações Exteriores) também se disse favorável ao tucano mineiro.