Cotidiano

Aécio defende Anastasia e diz que ninguém está acima da lei

BRASÍLIA – Único a discursar na bancada do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), presidente do partido, agradeceu seus colegas que desistiram de falar para abreviar a sessão desta terça-feira e voltou a criticar a presidente afastada Dilma Rousseff, a quem acusou de cometer “ilegalidades” que levaram à crise na economia.

Aécio afirmou que “ninguém pode cometer crime impunemente” e que, após o julgamento do impeachment, a sensação de “impunidade” deixará de predominar.

– Nenhum brasileiro, em especial o presidente da República, está acima da lei (…) E acredito que algumas lições ficarão deste episódio. Uma delas é que a sensação de impunidade que imperava em todos os escalões do antigo governo não terá mais espaço. Os governantes estarão atentos a cumprir a lei e dizer a verdade – afirmou Aécio.

O senador rebateu as tentativas da oposição de desqualificar o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator do processo de impeachment.

– Há uma reiterada tentativa de setores da oposição de desqualificar o relator, hoje mesmo buscam arguir sua suspeição. Atacam Anastasia porque não podem atacar seu relatório denso, robusto, inquestionável ao apontar os crimes cometidos pela senhora presidente da República – afirmou.

Para Aécio, no relatório ficou comprovado que houve crime por parte de Dilma:

– Ali está atestado de forma cristalina que a presidente atentou contra a lei orçamentária e a lei de responsabilidade fiscal ao editar os decretos e permitir que as pedaladas ocorressem de forma reiterada no seu governo – pontuou.

Aécio afirmou que mesmo os brasileiros que votaram em Dilma querem que o país tenha “uma nova chance e disse que votar a favor do relatório é defender a democracia.

– Votar favoravelmente ao relatório é defender a constituição, a própria democracia. Aqueles que cometem crimes têm que ser responsabilizados.