Cotidiano

Aécio aposta em ida de Osório para o segundo turno no Rio

BRASÍLIA – Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, aposta que o tucano Carlos Roberto Osório irá ao segundo turno com Marcelo Crivella (PRB) no Rio. Levantamento do Datafolha nesta terça-feira mostra seis candidatos empatados tecnicamente no segundo lugar, incluindo Osório. Além de afirmar que Osório pode fazer “a maior e mais sólida” aliança no segundo turno no Rio, Aécio também disse que o PSDB será o partido que mais crescerá na eleição.

? Temos pesquisas internas que estão mostrando crescimento dele (Osório) nesses últimos dias. O Datafolha já demonstra isso. Osório já está em empate técnico com o segundo colocado ? disse Aécio.

A última pesquisa do Datafolha, desta terça-feira, mostra Marcelo Crivella (PRB) na liderança, com 29%, e um empate técnico no segundo lugar com seis candidatos: Pedro Paulo (PMDB) com 11%; Marcelo Freixo (PSOL) com 10%; Flávio Bolsonaro (PSDB) e Jandira Feghali (PC do B) com 7%; Carlos Roberto Osório (PSDB) com 6%; e Índio da Costa (PSD) com 5%. A margem de erro é de três pontos percentuais. De 24 de agosto para 26 de setembro, segundo o mesmo instituto, Osório passou de 3% para 6%.

? Osório é quem conseguirá fazer a maior e mais sólida aliança para o segundo turno. Ele está no páreo e pode vencer as eleições ? afirma o presidente do PSDB, e completa: ? Na hora que houver a possibilidade concreta de segundo turno, é Osório quem pode vencer.

CRESCIMENTO DO PSDB

Aécio se diz confiante em vitórias tucanas em São Paulo, com João Dória, e em Belo Horizonte, com João Leite. Ele também afirma que o PSDB será a legenda com maior crescimento no pleito, tanto em “importância das cidades” quanto em número de prefeituras.

? O PSDB sai revigorado em busca do seu projeto. O poder a partir do voto popular em 2018 para governar o Brasil ? disse Aécio no Palácio do Planalto, depois de ser recebido pelo presidente Michel Temer.

De acordo com o Datafolha, Dória aparece na frente, com 30%, seguido por Celso Russomano (PRB), com 22%. Leite está com 32%, 14 pontos percentuais a mais do que o segundo colocado, Alexandre Kalil (PHS).