Cotidiano

Aécio abre possibilidade de prévias para definir candidato tucano em 2018

BELO HORIZONTE (MG) – O presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves, anunciou nesta segunda-feira os números com o bom desempenho de seu partido nas urnas, mas falou também do fortalecimento do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com a eleição de João Doria no primeiro turno, em São Paulo. O governador ganha força na disputa para ser o presidenciável da legenda em 2018. Aécio afirmou que a realização dessa consulta será um “belo caminho”. A legenda nunca fez prévias para escolher o candidato presidencial. Ele disse ser ainda cedo para discutir o tema.

? É um belo caminho (as prévias), desde que bem organizada. É um processo que revitaliza um partido que não tem grandes e profundas discussões internas. E permite conhecimento maior das candidaturas. Nosso estatuto prevê as prévias. Pressupõe (a ocorrência das prévias) há existência de mais de uma candidatura colocada. Deve ser vista como uma oportunidade de um debate democrático. Tanto eu, o Geraldo o Serra estimulamos esse debate . Pode ser um bom caminho, mas não nesse momento. Não é correto nem justo anteciparmos 18 (2018). Estamos aqui comemorando 16 (2016) ? disse Aécio Neves, em entrevista na sede estadual do partido em Belo Horizonte.

O senador falou também sobre o risco de racha no partido com a realização da prévia, como ocorreu em São Paulo, na escolha de Doria candidato. E disse que é, de fato, um risco que existe.

? É verdade (o risco de uma divisão no partido). Mas não temos que temer isso. Temos que aprimorar esse processo. As prévias pressupõem não haver convergência. Em 2014 se falou muito das prévias. Só não ocorreu porque houve convergência em torno do meu nome. Isso pode haver em torno de qualquer um dos nomes do PSDB. E se não houver, como é que e faz? Se consulta as bases. Não devemos temer as prévias, por mais que possa gerar disputa interna. Pior que isso é a opressão, é o cerceamento das oportunidades que todos os possíveis nomes possam ter. É possível que o nome surja de uma convergência entre os nomes de A, B, ou C. Essa avaliação só se dará em 2018 ? disse.

Aécio voltou a comemorar os resultados do PSDB e fez seguida comparações com o péssimo desempenho do PT nas urnas este ano.

? A derrota do PT é tão expressiva quanto a vitória do PSDB ? afirmou.