Cotidiano

Advogado do Led Zeppelin pede que juiz encerre processo por 'Stairway to Heaven'

LONDRES ? O advogado do Led Zeppelin, Peter Anderson, pediu o encerramento do processo por violação de direitos autorais em “Stairway to Heaven”, alegando não ter sido possível comprovar que Jimmy Page e Robert Plant tenham roubado o riff de abertura do clássico de rock de outra canção, “Taurus”, da banda Spirit.

Anderson pediu ao juiz Gary Klausner que o julgamento seja paralisado nesta segunda-feira, alegando que “a acusação não cumpriu o ônus da prova em várias questões”.

O processo foi aberto por Michael Skidmore, responsável pelo legado de Randy Wolfe, falecido guitarrista do Spirit e autor de “Taurus”. Durante o julgamento nesta sexta, em Los Angeles, o advogado de Skidmore chamou para depor Michael Einhorn, especialista em royalties de músicas, para falar sobre os danos relacionados ao caso.

No processo, Skidmore pede que Wolfe seja incluído como co-autor da música e receba uma indenização ainda não definida. O julgamento vem sendo acompanhado de perto por Page, de 72 anos, e Plant, 67. Os dois compareceram às sessões.

Page testemunhos na quarta e na quinta passadas, sendo questionado sobre as possíveis semelhanças entre as canções. O guitarrista disse não se lembrar de ?Taurus? até recentemente, quando as comparações entre as músicas começaram a ser feitas.

Ele também afirma que a estrutura cromática descendente do riff que está no centro da discussão está presente em várias outras músicas, entre elas “Chim Chim Cher-ee”, do clássico “Mary Poppins?, da Disney.

Na sexta-feira o advogado do Led Zeppelin levou o especialista em música Lawrence Ferrara ao tribunal. Ele usou o mesmo argumento de Page, alegando que a única semelhança entre “Taurus” e “Stairway to Heaven” é uma ?progressão cromática descendente?. Segundo Ferrara, esse elemento musical é usado há 300 anos.

Um especialista em direitos autorais ouvido na sexta-feira disse que ?Stairway to heaven? rendeu US$ 58,5 milhões a Plant e Page ao longo dos anos.