Cotidiano

Advogado de Dilma, Cardozo trabalhará para Prefeitura de SP na gestão Doria

SÃO PAULO – Depois de ter a atuação como advogado elogiada até por desafetos no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro José Eduardo Cardozo trabalhará para a Prefeitura de São Paulo na gestão do prefeito eleito João Doria (PSDB). Após um período de quarentena a qual todos os ministros do governo da petista foram submetidos, Cardozo reassumiu nesta quarta-feira a função de procurador do município, para o qual prestou concurso há 34 anos, poucos meses antes de o atual prefeito Fernando Haddad (PT) deixar o posto.

O petista havia se licenciado da função há 21 anos para atuar na vida política e, mesmo após a derrota de Haddad para Doria ainda no primeiro turno, não desistiu de reassumir. Ao GLOBO, negou qualquer tipo de mal-estar por trabalhar para a prefeitura em uma gestão tucana.

– Absolutamente nenhum constrangimento. A população escolhe o governo e eu, como procurador, atuo dentro da minha função estrita. Não há nenhum problema. O funcionário de carreira trabalha com qualquer governo, é seu dever – afirmou o ex-ministro.

O petista trabalhará no escritório da Procuradoria em Brasília, representando os interesses de São Paulo junto aos tribunais superiores e também se dedicará ao exercício da advocacia em um escritório privado. Como entrou na Procuradoria antes da Constituição de 1988, nada impede que exerça as duas atividades desde que a causa não envolva o município. Cardozo também não abandonou a defesa da ex-chefe em recursos do processo de afastamento.

Já em janeiro do ano que vem, se torna sócio do escritório Celso Cordeiro e Marco Aurélio de Carvalho Advogados, que atua em São Paulo e em Ribeirão Preto, no interior paulista. O escritório se dedica à área tributária, mas o petista coordenará a área de direito administrativo, a ser criada. Também expressou o desejo de abrir um escritório na capital federal e por ora, nem cogita um retorno à vida política.

– Vida política por enquanto nada. Estou me dedicando muito a minha tese de doutorado, preciso voltar a Salamanca para concluí-la – contou Cardozo, que se dedica a estudar a crise de separação dos Poderes no século 21. Em um dos capítulos, inclusive, trata sobre impeachment.

Procurado pelo GLOBO, via assessoria de imprensa, o prefeito eleito João Doria não quis comentar.