Cotidiano

Advogado de Dilma afirma ao TSE que Temer centralizou doação

SÃO PAULO – Advogados da ex-presidente Dilma Roussef juntaram ao processo que corre contra sua chapa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um cheque de R$ 1 milhão e documentos que apontam que a empreiteira Andrade Gutierrez doou à campanha pela conta do então candidato a vice-presidente Michel Temer (PMDB).

A versão diverge do depoimento dado pelo ex-presidente da empreiteira e delator Otávio Azevedo, que afirmou que o repasse do dinheiro foi feito ao diretório nacional do PT e que esse valor teria sido pago como parte de um acerto de propina de 1% dos contratos da Andrade com o governo federal. Flavio Caetano, advogado que representa o PT na ação, apresentou cheque que foi feito em nome de Michel Temer, que depois acabou sendo repassado para a campanha da chapa Dilma-Temer.

O caso, denunciado em 2015 pelo PSDB, envolve suposto abuso econômico na campanha e outras denúncias de irregularidades que podem levar à cassação da chapa vencedora das eleições de 2014. Nessa hipótese, o presidente Michel Temer correria o risco de perder o mandato. Até então a alegação de Temer para que a chapa não seja cassada pela Justiça Eleitoral era de que a arrecadação de sua campanha foi feita separada de Dilma.

A defesa de Dilma pediu ao TSE a abertura de investigação de falso testemunho contra Azevedo, que cumpre condenação da Lava Jato em prisão domiciliar.

– Há hoje prova documental de que Otávio Azevedo mentiu à Justiça Eleitoral e que não há nenhum dinheiro de origem ilegal que tenha ido para a campanha presidencial – disse o advogado da ex-presidente.

Diante da hipótese do surgimento de uma nova versão para o caso, o PSDB pediu uma acareação no próximo dia 17 entre o ex-presidente da Andrade Gutierrez Otávio de Azevedo Marques e o tesoureiro da chapa Dilma-Temer, Edinho Silva (PT). O pedido foi deferido pelo TSE.

A defesa de Temer e do PMDB ainda não se manifestou sobre o assunto.