Cotidiano

Advogado alerta para risco de ataque do Estado Islâmico em Londres

LONDRES ? O Estado Islâmico está planejando ?ataques indiscriminados contra civis inocentes? no Reino Unido com escala similar aos cometidos há 40 anos pelo Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês), afirmou Max Hill, diretor de um novo órgão criado recentemente pelo governo britânico para supervisionar as políticas antiterrorismo no país, informa a Reuters.

Em entrevista ao ?Sunday Telegraph?, Hill, advogado encarregado de supervisionar as leis britânicas sobre terrorismo, afirmou que os jihadistas teriam como objetivo as cidades e apresentam um ?enorme risco ativo que ninguém pode ignorar?.

? Em termos da ameaça que representam, creio que a intensidade e a frequência potencial de planos sérios, com objetivo de ataques indiscriminados contra civis inocentes de qualquer raça ou cor nas áreas metropolitanas, representam um enorme risco ativo que ninguém pode ignorar ? disse Hill. ? Portanto, creio que sem dúvida há um risco que é pelo menos tão grande como a ameaça a Londres nos anos 1970 quando o IRA estava ativo.

O IRA abandonou a luta armada após o acordo de paz de 1998, que unificou a Irlanda. Mais de 3.600 pessoas foram assassinadas, incluindo mais de mil membros das forças de segurança britânicas, durante o conflito iniciado nos fins dos anos 1960.