Cotidiano

Adventistas se preparam para isolamento antes do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para eles, só começa às 19h, mas às 11h deste sábado um grande grupo de adventistas do Sétimo Dia já estava em frente às grades do campus Praca Onze da Universidade Estácio de Sá, único local de prova este ano para quem professa esta fé.

Por motivos religiosos, os adventistas não podem trabalhar ou fazer exames aos sabados, até o pôr do sol. Assim, eles entram às 13h para o exame, como todos os outros inscritos, mas ficam em uma sala isolada, esperando para comecar a fazer suas provas somente às 19h.

Este ano, o grupo Pausem, formado por adventistas de várias igrejas do Rio, espera que ao menos 500 pessoas da religião participem do exame. Chegaram a distribuir 470 camisetas do grupo para inscritos. A maioria deles, no entanto, fará a prova apenas para dar apoio aos que ainda querem entrar numa faculdade. Como a espera é de seis horas, a companhia de quem já passou pela prova é considerada por eles essencial.

Evandro William Souto, de 18 anos, por exemplo, já cursa engenharia de computação há dois anos, mas ainda quer participar do Enem por muito tempo.

– Esperar seis horas numa sala para fazer a prova exige muito. É uma espera psicológica. Então é sempre importante ter outras pessoas para conversar, trocar experiências. Esta é a terceira vez que faço o Enem e ainda devo fazer por muitos anos, até quando for possível. Aprendi que podemos tornar a espera muito legal e divertida para quem está tentando ingressar na universidade – conta ele.

Integrantes do grupo trouxeram violões para cantar e fazer orações antes da abertura dos portões, lanches e água para distribuir aos participantes. Ajudam até dando canetas para aqueles mais esquecidos.

– É muito importante que eles se integrem, porque vão passar as proximas horas juntos – afirma Jakeline Zandonadi, coordenadora do grupo. – O bom de todos os adventistas fazerem no mesmo local é que eles se apoiam mutuamente. Se eles ficassem espalhados pelos locais de prova, poderia acontecer de alguém ter que ficar sozinho esperando, o que só aumentaria o nervosismo.