Cotidiano

Adunioeste: eleição sem inscritos

O prazo para homologação das chapas interessadas em concorrer à diretoria do Adunioeste (Sindicato dos Docentes da Unioeste) encerrou ontem, e segundo o atual presidente, Luiz Fernando Reis, não houve nenhuma inscrição. Por conta disso, o edital para eleger presidente, vice, secretários e tesoureiros será reaberto na próxima semana.

Conforme o último edital publicado no site do sindicato, a eleição ocorre nos dias 9 e 10 de maio, realizada simultaneamente nos câmpus de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, em horários e locais a serem divulgados pela comissão eleitoral. A votação é direta e secreta, com apuração imediatamente após seu encerramento, com a presença de representantes das chapas inscritas.

O resultado será publicado em edital até 12 horas depois do término do processo eleitoral. A posse da diretoria eleita tomará posse depois de dez dias da publicação.

Legenda: Novo edital será publicado na próxima semana

(11local eleição adunioeste_fd)

BOX

Em defesa da universidade pública

O professor Luiz Fernando Reis deixa a presidência após dois anos de trabalho. Conforme ele, a decisão de não concorrer mais ao cargo se dá por conta de seu ingresso no mestrado na área de educação, além de continuar com a docência, trabalho que aliou ao sindicato desde quando foi eleito, em 2016.

Neste período, Reis destaca algumas ações do Adunioeste. “Foi uma época de muito trabalho, principalmente devido às políticas de ajustes aplicadas pelo governo estadual a partir de 2015, quando iniciaram as tentativas de desmonte das universidades públicas”, diz. Reis faz parte do sindicato há 14 anos, e já ocupou a cadeira de presidente por dois mandatos. Agora, encerra o terceiro, despedindo-se entre as polêmicas de autonomia universitária provocadas pela adesão ao sistema Meta 4, na luta pela contratação de docentes e técnicos universitários e também pleiteando recursos para custeio das atividades de ensino, neste ano reduzidos pela metade ante o orçamento de 2014.