Agronegócio

Adubação ganha mais precisão com as inovações tecnológicas

A evolução de tecnologias, máquinas e equipamentos agrícolas chegam à adubação, trazendo inovações que permitem benefícios como precisão na dosagem; ampla faixa de aplicação com uniformidade; facilidade, rapidez e confiança na regulagem da faixa de aplicação; qualidade de aplicação na bordadura, diminuindo o desperdício de fertilizantes e aumentando a proteção ambiental e versatilidade, o que possibilita a aplicação de produtos em pó.

Essas tecnologias são apresentadas pela Jacto no Show Rural Coopavel com os lançamentos da adubadora automotriz Uniport 5030 NPK e da adubadora tracionada Tellus 10.000 NPK.

“É uma nova geração de equipamentos para adubação com tecnologias inovadoras que possibilitam inúmeros benefícios nessa operação”, explica Paulo Guirao, gerente de produtos da linha de Pulverizadores Automotrizes e Adubadoras da Jacto.

A Uniport 5030 NPK é uma adubadora automotriz com reservatório de cinco toneladas de capacidade e faixa de aplicação de até 50 metros para fertilizantes granulados e 12 metros para produtos em pó.

A Tellus 10.000 NPK é uma adubadora tracionada com reservatório de dez toneladas de capacidade. Também realiza a distribuição de fertilizantes em ampla faixa de aplicação, de até 50 metros, além da aplicação de produtos em pó.

“Ambas têm o mesmo reservatório e a mesma capacidade para fertilizantes granulados, que é de cinco mil quilos. Já para produtos em pó, a Tellus 10.000 NPK permite que o reservatório seja preenchido no seu volume máximo, podendo chegar a dez mil quilos de capacidade” comenta Guirao.

A Tellus 10.000 NPK possui transmissão com acionamento hidráulico, requer trator com potência mínima de 110 cv e trabalha em velocidades de 4 a 18 km/h.

Possui dois tipos de acoplamento da bomba hidráulica, onde o cliente pode fazer a escolha que adapte melhor ao seu trator. Além disso, pode trabalhar na bitola máxima de 2,70 metros com o reservatório abastecido em dez mil quilos.

Já a Uniport 5030 NPK possui motor de 243 cv, transmissão 4X4 independente e inteligente, suspensão pneumática independente e vão livre de 1,5 metro. “O motor a diesel tem controle automático de rotação e é integrado com a transmissão, possibilitando a redução no consumo de combustível”, relata Guirao.