Cotidiano

Adote uma cartinha!

Nesta sexta-feira (10), em Cascavel, haverá a abertura oficial da Campanha Papai Noel dos Correios. A cerimônia será na Central de Distribuição da agência, na Rua Maranhão, 450.

A campanha, que é realizada há 28 anos, é uma iniciativa dos próprios funcionários e já se tornou uma das maiores campanhas de Natal do País. Conforme os Correios, esta é uma das principais ações de responsabilidade social da empresa.

Para fazer parte desta corrente do bem basta adotar uma cartinha escrita por crianças diretamente ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes. Na maioria das vezes, as famílias das crianças que escrevem a carta se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Qualquer criança pode fazer seu pedido, inclusive os estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras como Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, que desde 2010 foram contempladas na campanha.

Como funciona

A adoção na campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida são disponibilizadas na casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa.

Os presentes são recebidos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita no próprio fluxo postal. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

Este ano, o Papai Noel dos Correios contará com uma novidade: o piloto da adoção de cartinhas on-line em algumas localidades, porém só valem para moradores das cidades de Belém, Cuiabá, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Em Cascavel, os pontos de coleta e entrega das cartinhas serão divulgados apenas amanhã, durante a cerimônia.