Cotidiano

Adolescentes com câncer ganham festa de 15 anos na Nicarágua

201610301927263828_AFP.jpg

RIO ? Adolescentes de famílias pobres, que sofrem de diferentes tipos de câncer, celebraram no último sábado uma festa de gala de 15 anos. Vestidas de princesas, diante de familiares, amigos, médicos e enfermeiros do Hospital Manuel de Jesus Rivera La Mascota, elas tiveram a oportunidade de comemorar a data especial num hotel luxuoso de Manágua, capital da Nicarágua.

? Me sinto agradecia e feliz por esta oportunidade ? disse à agência AFP Raquel Bermúdez, que sofre de uma anemia congênita incurável, que é controlada e tratada na unidade para crianças com câncer do hospital público infantil La Mascota.

Quando se sente bem, Raquel estuda e ajuda sua mãe a vender produtos na rua. Seu sonho, contou, é se tornar uma cantora famosa. Ela é uma das 51 garotas que realizaram o sonho de festejar os 15 anos, graças à ONG Associação de Mães e Pais de Crianças com Câncer (Mapanica, na sigla em espanhol), que realiza uma festa de aniversário coletiva há 8 anos, com doações e ajuda de voluntários.

Mas nem todas puderam participar da festa. Uma adolescente faleceu em meados de outubro, e outra foi internada por causa de uma recaída no tratamento de um câncer no pescoço.

201610301927343829_AFP.jpg

? Me sinto abençoada por viver este sonho ? disse Isabel Sosa, que superou uma leucemia.

As jovens foram maquiadas e penteadas por voluntários. No tapete vermelho do hotel, elas desfilaram de braços dados com o pai ou outro familiar, recebendo o aplauso dos mais de 700 convidados.

201610301933453868_AFP.jpg

? (São meninas) lutadoras e vencedoras, sua felicidade nos reúne nesta noite ? disse Fredy Cárdenas, presidente da Mapanica, durante a celebração.