Cotidiano

Adolescente morre em casa horas após ter alta da UPA Tancredo em Cascavel

A Secretaria de Saúde pediu o afastamento do médico que atendeu o jovem

Adolescente morre em casa horas após ter alta da UPA Tancredo em Cascavel

Um adolescente de 14 anos morreu no fim da manhã desta quarta-feira (11) na residência em que morava com a família no bairro Santo Onofre em Cascavel.
O menino havia sido atendido horas antes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Avenida Tancredo Neves.
Ele deu entrada pelo Samu na UPA às 2h50 com dor de cabeça, febre e vômito. Após o atendimento, o menino foi medicado e permaneceu sob observação até às 7h25 quando teve alta médica e foi para casa onde faleceu horas depois.
Segundo uma nota encaminhada pela Secretaria de Saúde do município, o menino recebeu alta com orientações para a mãe e medicações para uso domiciliar.

O paciente esteve internado anteriormente em um hospital privado para tratamento de pielonefrite – inflamação do rim devido a uma infecção bacteriana – com alta em 05/11.

Diante do conhecimento do caso, a Secretaria de Saúde notificou o Consamu pedindo o afastamento do médico, apuração e investigação sobre a conduta médica de forma imediata.

O corpo deve passar por exames para descobrir a causa da morte.

NOTA DE ESCLARECIMENTO Consamu
O Consamu informa que o paciente C. R. O. foi recebido na UPA Tancredo após atendimento inicial e encaminhamento pelo SAMU, sendo avaliado pelo plantão da Unidade. O paciente foi medicado, realizou exames e seguiu durante a madrugada sob os cuidados da equipe. Logo no início da manhã, o paciente foi reavaliado e apresentou melhora com as medidas como resultado dos procedimentos realizados na unidade, sendo liberado para cuidados domiciliares. A direção do Consamu informa ainda que já adotou todos os procedimentos administrativos para apuração rigorosa do caso, nomeando uma Comissão Interna para apuração e, para que o processo aconteça dentro de total lisura, o profissional médico responsável pela alta do paciente foi preventivamente afastado da Unidade de Pronto Atendimento. Contristado, o Consamu externa os mais sinceros votos de pesar a todos os familiares de C. R. O.

Nota acrescentada às 16h18.