Policial

Adolescente é encontrado morto em escola ocupada

Já o movimento Ocupa Paraná afirmou que sua defesa foi impedida de entrar nas dependências da escola

Curitiba – Lucas Eduardo Araújo Lopes, de 16 anos, foi morto a facadas na tarde de ontem no colégio estadual do Bairro Santa Felicidade, um dos muitos que estão ocupados no Estado por alunos que protestam contra a proposta do governo federal de reforma do ensino médio.

Socorristas do Siate chegaram a ser chamados, mas nada puderam fazer, pois quando chegaram o adolescente já estava morto. Equipes da Polícia Militar e da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) também foram mobilizadas. A Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) confirmou que o jovem era aluno do colégio e o caso está sendo tratado como prioridade de investigação.

Beto Richa postou nota nas redes sociais lamentando o fato. “A morte do estudante Lucas Eduardo Araújo Lopes é uma tragédia chocante, que merece uma profunda reflexão de toda a sociedade. É ainda mais gravíssimo e lamentável, porque aconteceu no interior de uma escola ocupada, que deveria estar cumprindo a sua missão de irradiar a luz do conhecimento e a formação da cidadania”, escreveu.

O governador aproveitou para reiterar seu pedido pelo fim do movimento. “A ocupação de escolas no Paraná ultrapassou os limites do bom senso e não encontra amparo na razão, pois o diálogo sobre a reforma do ensino médio está aberto, como bem sabem todos os envolvidos nessa questão. Que não se aleguem quaisquer justificativas para a continuidade desse movimento que vem causando prejuízos à educação do Paraná”, afirmou.

Já o movimento Ocupa Paraná afirmou que sua defesa foi impedida de entrar nas dependências da escola. “Não há nenhuma informação concreta sobre a motivação dessa morte e também nenhuma informação repassada aos mais de 10 advogados do movimento, que estão proibidos de entrar no local para dar suporte aos outros estudantes da ocupação que estão lá dentro com a Polícia Civil”, justificou.