Cotidiano

Adolescente de 13 anos morre na Índia após jejum religioso de 68 dias

indiana.jpg

RIO ? A polícia indiana está investigando os pais da adolescente Aradhana Samdariya, de 13 anos, que morreu na semana passada após jejum religioso de 68 dias. O caso aconteceu na cidade de Hyderabad, no sul do país, em uma comunidade jainista. O caso provocou comoção e entidades de defesa dos direitos da criança pediram punição aos responsáveis.

Aradhana morreu no último dia 3. Na véspera, sua família promoveu uma processão pelas ruas da cidade na qual a garota foi levada em uma carruagem com os pais para celebrar o fim do jejum. As organizações afirmam que a adolescente teria sido forçada a participar do ritual sobrevivendo apenas com água, pelo segundo ano consecutivo.

? É um assassinato planejado e cruel ? disse Achyuta Rao, presidente do grupo ativista Balala Hakkula Sangham, em entrevista à Reuters. ? Nós fizemos uma queixa à polícia pedindo a prisão dos pais e do sacerdote.

A polícia de Hyderabad abriu investigação e convocou o pai e o avô de Aradhana para depoimento no sábado. Os parentes, que não estavam representados por advogado, alegaram que a adolescente queria, por conta própria, terminar o jejum pelo período de 68 dias.

? Na verdade, eles também se opuseram, mas ela não os escutou porque estava muito interessada em continuar por 68 dias, segundo o que eles dizem ? disse um oficial, que preferiu não se identificar.

O jainismo é uma antiga religião, cuja doutrina prescreve a não violência e o amor a todos os seres vivos. Aproximadamente 0,4% dos 1,27 bilhão de habitantes da Índia seguem o jainismo. Em julho, acontece o ritual conhecido como Chaumasa, que prevê o jejum.

? Ela pediu permissão para o jejum. Nós pedimos que ela parasse após 51 dias, mas ela não desistiu. Seu jejum era voluntário. Ninguém a forçou ? disse o pai, em entrevista à BBC.

O ativista Achyut Rao afirma que todo o país deveria se envergonhar pela existência de tal prática.

? O guru do pai disse à família que se ela jejuasse por 68 dias, seu negócio seria lucrativo A garota só bebia água, não havia sal ou limão ou qualquer outra coisa ? disse Rao. ? O aspecto chocante é que a família está feliz por ela ter sido uma das poucas a ser levada por Deus.