Cotidiano

Administração faz contatos com governo do estado em busca de recursos

Este já é o segundo encontro da administração municipal com o governador em busca de apoio e recursos para a implementação de projetos de interesse do município

Foram bastante positivos os contatos realizados no governo do estado nesta segunda-feira, 9, em Curitiba, segundo o prefeito Lucio de Marchi, que retornou a Toledo nesta terça-feira, 10. Juntamente com o deputado estadual José Carlos Schiavinato, Lucio e seu vice-prefeito João Batista Tita Furlan estiveram com o governador Beto Richa e com secretários estaduais, discutindo temas de interesse do município. A agenda já é a segunda do prefeito e do vice-prefeito de Toledo com o governador e seus secretários e foi definida pelo deputado Schiavinato em Curitiba. “Muita coisa boa vai vir para Toledo desta parceria. O Schiavinato tem um respeito muito grande do governo do estado e vamos usar muito do trabalho do nosso deputado estadual em benefício da nossa cidade”, disse Lucio.

Com o governador e o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, Lucio e Tita buscaram recursos para o início das atividades do Hospital Regional e a sua gestão. O estado já entrou com recursos para a compra de equipamentos, no total de R$ 10 milhões, parte dos quais já foram licitados e o restante em andamento. Foram solicitados novos recursos para a compra dos equipamentos restantes e está sendo discutida a gestão do espaço, que poderá ser feita pelo estado ou pelo governo federal, através da Ebeserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Ainda na área da saúde foram solicitados recursos para a compra de equipamentos para a implantação de um Centro de Reabilitação em Fisioterapia. A implantação de centros de reabilitação já é um programa do estado e o município quer beneficiar-se com a cedência dos equipamentos.

O prefeito e o vice também estiveram com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni,  e com o secretário do meio Ambiente e Recursos Hídricos Antonio Carlos Bonetti. Foram discutidos projetos na área ambiental e também feita a solicitação de recursos para investimentos em urbanização e reurbanização de ruas, especialmente nas que passam o transporte público urbano; recapeamento asfáltico da estrada Toledo a Concórdia do Oeste e Sobradinho a Vila Nova, entre outros trechos; compra de financiamentos, entre outros projetos, tanto a fundo perdido como financiamento através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

“Os contatos foram muito bons e sentimos que existe um respeito e um interesse muito grandes do governo do estado no atendimento de projetos de Toledo”, frisou Lucio.