Cotidiano

Administração e empresários criam canal para pensar o retorno às aulas

A secretária de Educação, Marcia Baldini, informou que a pasta abrirá, em algumas semanas, edital para credenciamento de 450 vagas nas escolas particulares para atender a demanda do Cadastro Único

O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, na Sala Paraná, na Acic - Crédito: Assessoria
O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, na Sala Paraná, na Acic - Crédito: Assessoria

A criação de um canal de diálogo entre setores da administração pública municipal e de escolas particulares para pensar, de forma conjunta e prática, a melhor maneira de gradualmente retomar o calendário escolar principalmente da educação infantil. Esse foi um dos consensos extraído de encontro de diretores e empresários ligados à Acic com os secretários municipais de Educação Marcia Baldini, de Saúde Tiago Stefanello e de Desenvolvimento Econômico Alcione Tadeu Gomes. A reunião presencial, com a adoção de todos os cuidados preventivos orientados por normas e portarias foi realizada na tarde dessa terça-feira (16) na associação comercial.

O presidente da Acic, Michel Lopes, informou sobre as ações que a entidade adotou para minimizar impactos nos mais diferentes setores e também da preocupação de algumas áreas, como a da rede particular de ensino, que ainda não avançou no que se refere ao retorno presencial das aulas. “A prioridade é a vida, ninguém abre mão disso, mas diante do que ocorreu em 180 dias, e os aprendizados já obtidos, é possível afirmar que medidas e cuidados para evitar contágios se mostram eficientes”.

A coordenadora do Núcleo de Escolas Infantis, Silvana Borghegot Cordeiro, considera que o encontro foi produtivo e que os presentes tiveram a chance de expor suas preocupações e dificuldades. Uma das mais graves é quanto à severa queda nas receitas das escolas, que são empresas e têm seus compromissos, o que já fez com que boa parte delas tenha sido obrigada a encerrar as suas atividades. Quanto às questões e medidas sanitárias, Silvana afirmou que as escolas estão preparadas para cumprir com rigor e atenção todo o protocolo de cuidados exigido.

Encaminhamentos
A secretária de Educação, Marcia Baldini, informou que a pasta abrirá, em algumas semanas, edital para credenciamento de 450 vagas nas escolas particulares para atender a demanda do Cadastro Único (300 vagas maternal I e II e 150 vagas para berçário). Dessas, 50% parcial e 50% para período integral para o ano letivo de 2021.

Tiago, da Saúde, informou que a prefeitura vai emitir novo decreto, ainda neste mês, para a retomada das atividades nos ensinos infantil e fundamental I. “Estamos estudando um cronograma para o retorno e verificando a abertura para atividades extracurriculares com agendamento nas escolas. Seguindo todos os protocolos de segurança não há o que temer, já que o município está cumprindo a legislação”.

Por sua vez, o secretário Alcione disse que a administração pública municipal estuda aporte de recursos para a criação e lançamento de novas de linhas de crédito a empresas e também de um pacote de medidas específicas para escolas particulares.