Cotidiano

"Administração compartilhada" é alternativa para problema nas UPAs

"Não vamos fazer uma experiência, mas trazer uma experiência com resultados já comprovados e que deu certo em outro lugar. Estamos trazendo modelos que já mostraram resultados, aprovados pela Justiça e pela população". A afirmação é do prefeito Leonaldo Paranhos ao falar sobre os estudos que estão em andamento na Prefeitura de Cascavel para a implantação de uma "administração compartilhada" em duas das três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Município.

Paranhos explica que a proposta faz parte do planejamento que foi apresentado à população durante a campanha eleitoral do ano passado, na busca de fazer "mudança para um sistema humanizado par que o Município possa investir mais na saúde preventiva, na saúde primária". O prefeito afirma que todas as informações e experiências estão sendo buscadas para compor uma "proposta que realmente seja de um serviço eficiente". Para ele, a mudança é uma necessidade. "A UPA hoje é um grande problema. Ela também traz soluções e o atendimento, mas acabou se transformando num hospital onde o Município gasta demais ao invés de investir na saúde preventiva", pontuou o prefeito.
Paranhos lembrou ainda que "desde que chegamos na Prefeitura fizemos um trabalho de saúde preventiva através do Comboio da Saúde, que possibilitou atender mais de 4 mil pessoas; estamos convencidos, naquilo que eu sempre disse que o Município tem que investir na saúde preventiva e fazer com que a saúde possa atender a população num todo".
 
Vantagens
A administração compartilhada que está em estudo, explica Paranhos, faz com que novos profissionais possam atuar na saúde pública municipal, ampliando o quadro e "quem hoje está nas UPAs poderá ser reaproveitando em outras unidades". O prefeito ressalta ainda que "a administração dos resultados e da qualidade dos serviços" continuará sendo feita pelo Município.
Como exemplo de experiência positiva, Paranhos citou o trabalho do Consamu que faz a operação de uma UPA em Guaíra que "tem um resultado muito bom". O consórcio tem em eu estatuto a possibilidade de atuar neste tipo de gestão e "o Consamu trabalha com urgente e emergência e tem muita experiência nisso, por isso, queremos essa parceria".
 
Mudanças
De acordo com Paranhos, no programa de saúde da atual gestão, "todas as UPAs têm que atender todas as pessoas, independente da idade; com a transformação que vamos fazer, todas as UPAs vão atender todo perfil de paciente". A administração municipal já fez contato com o promotor Angelo Mazzuchi Ferreira, da 9ª Promotoria de Justiça de Cascavel, levando todas estas informações, discutindo e procurando alternativas para ter a melhor oferta destes serviços à população.