Opinião

ADI pelo Paraná: turismo, Ponte José Richa e vacina para a covid-19

ADI pelo Paraná: turismo, Ponte José Richa e vacina para a covid-19

Turismo

Levantamento inédito da Decolar mostra que Foz do Iguaçu é a cidade no Paraná mais procurada por turistas estrangeiros. Os argentinos e os chilenos são, pelo segundo ano consecutivo, os povos que lideram as emissões de passagens para o Brasil no verão de 2021. Confira quais são as dez cidades preferidas: Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Porto de Galinhas (PE), Natal (RN), Porto Seguro (BA), Maceió (AL) e Balneário Camboriú (SC).

 

Turismo II

Segundo o levantamento, esses são os dez países que mais enviarão turistas para o Brasil: Argentina, Chile, Estados Unidos, Peru, Colômbia, Uruguai, México, Equador, Costa Rica e Panamá.

 

Ponte José Richa

Os deputados Hussein Bakri (PSD) e Alexandre Curi (PSB), o prefeito Santin Roveda (PL) e o prefeito eleito Bachir Abbas (PP), atual vice-prefeito, convidaram o governador Ratinho Junior para a inauguração da Ponte José Richa sobre o Rio Iguaçu, em União da Vitória. “A ponte está praticamente pronta e já tem muita gente utilizando-a”, disse Santin Roveda.

 

A ponte…

A ponte de 492,8 metros (13 metros de largura), a maior obra pública do Paraná, tem duas faixas e acostamento, custou R$ 24,5 milhões, e deve ser inaugurada na próxima sexta-feira (11). Também foram revitalizados 2.874,2 metros de vias existentes em seu entorno e implantados 1.700 metros de novas vias. A prefeitura de União da Vitória é parceira no projeto.

 

Aprovada!

Ao ser aprovada a primeira vacina para covid-19, o Reino Unido publicou a lista de grupos para receber as doses iniciais do medicamento, operação que está prevista para começar nesta terça-feira (8). O imunizante a ser recebido por esse púbico é o desenvolvido pela farmacêutica americana Pfizer, em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNTech. O fármaco recebeu aval da agência reguladora após apresentar resultados de eficácia em 95%.

 

Prestes a expirar

A proposta da Pfizer enviada ao governo federal para a entrega de milhões de doses do imunizante em 2021 está prestes a expirar. Segundo a companhia, 50 milhões de unidades serão desenvolvidas em 2020, e 1,3 bilhão em 2021. Se o Ministério da Saúde não responder à farmacêutica nos próximos dias, o País ficará em segundo plano nessa corrida.

 

Reeleição

O STF decidiu, por maioria, que os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), não podem se candidatar à reeleição para os cargos em 2021, seguindo o que afirma a Constituição. Luiz Fux, presidente do STF, foi o responsável por dar o voto decisivo no caso de Alcolumbre e o placar terminou seis a cinco contra a reeleição. Já sobre Maia, foram sete votos contra quatro.

 

Novos prefeitos

A Enap (Escola Nacional de Administração Pública) lançou um curso gratuito para capacitar os novos prefeitos eleitos neste ano em temas como gestão pública, planejamento, desenvolvimento sustentável e inovação, entre outros. O curso Liderando Novos Prefeitos oferece 500 vagas, e as inscrições podem ser feitas até 3 de janeiro de 2021.