Opinião

ADI pelo Paraná: Marketing decisivo, candidato ao Senado e Xadrez

ADI pelo Paraná: Marketing decisivo, candidato ao Senado e Xadrez

Marketing decisivo

Marcelo Cattani obteve destaque nas eleições municipais do Paraná. Em perfeita sintonia com autoridades do governo estadual, o marqueteiro participou do segundo turno da campanha de Ponta Grossa, com planejamento de campanha para a Professora Elizabeth.

 

Carta branca

Com carta branca do governador Ratinho Júnior e do chefe da Casa Civil, Guto Silva, o trabalho do jornalista e publicitário foi decisivo para superar a diferença de Mabel Canto no segundo turno. Cattani também participou do processo eleitoral que elegeu os prefeitos de Cianorte, Campo Mourão e Maringá.

 

Candidato ao Senado

No domingo (29), o atual prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), anunciou que pretende concorrer ao cargo de senador nas próximas eleições. A eleição será em 2022 para apenas uma vaga no Paraná. “Com a Professora Elizabeth [PSD, atual vice-prefeita] eleita [prefeita], nós queremos dar um passo maior para Ponta Grossa. A partir desse momento eu trabalho com a minha pré-candidatura ao Senado Federal daqui a dois anos”.

 

Eu também

Marcelo Rangel deve disputar a vaga no grupo do governador Ratinho Junior (PSD) com o chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva (PSD), que também não esconde a vontade de disputar o Senado.

 

Xadrez

No xadrez político da família Rangel, o irmão do prefeito, o deputado Sandro Alex (PSD), atual secretário estadual de Transporte e Logística, deve disputar a reeleição à Câmara dos Deputados. Com o irmão no Senado, fica difícil para Sandro pleitear a vaga de vice na chapa de Ratinho Junior. Mas o deputado federal pode disputar a Prefeitura de Ponta Grossa em 2024. Aí tem que combinar com a prefeita Professora Elizabeth (PSD).

 

Itaipu e Sanepar

A Itaipu Binacional vai fazer um convênio de saneamento com a Sanepar que deve contemplar toda a região oeste e ser estendida até o lado paraguaio, se houver interesse do governo vizinho.

 

Exemplo

Em Ramilândia, por exemplo, o tratamento de esgoto seria por meio de sistemas Wetlands e energia limpa. Para isso, seria utilizado o conceito de infraestrutura verde para concepção de uma ETE composta por Wetlands construídos.

 

***Prêmio Jornalismo 2020

Os vencedores do Prêmio CNT de Jornalismo 2020 serão conhecidos nesta terça-feira, 1º de dezembro, durante uma live especial. O evento será transmitido pelo canal da CNT no YouTube. Neste ano, por conta da pandemia da covid-19, a CNT não realizará a tradicional festa de premiação. O trabalho com a maior nota receberá o Grande Prêmio no valor de R$ 60 mil. Os ganhadores das demais categorias recebem, cada um, R$ 35 mil.

 

***Partidos de centro

O MDB foi o partido que mais conquistou prefeituras de capitais nas eleições de 2020, com cinco eleitos, seguido por PSDB e DEM, ambos com quatro vencedores. Isso significa que as três siglas terão 13 das 26 sedes de estado, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Essas vitórias consolidam a tendência do primeiro turno de que o centro político seria o grande vitorioso neste ano.

 

Vacina da Pfizer

Dois estados brasileiros devem comprar as vacinas da Pfizer e a farmacêutica já prepara a logística para distribuição do imunizante. As primeiras 50 milhões de doses que vai produzir neste ano já estão todas vendidas e o Brasil não está nessa. Costa Rica, México, EUA e Japão estão.