Opinião

ADI pelo Paraná: foro privilegiado, Felipe Barros e custas de cartórios

ADI pelo Paraná: foro privilegiado, Felipe Barros e custas de cartórios

Foro privilegiado

O senador Alvaro Dias (Podemos) faz uma análise a respeito do setor econômico no Brasil e enfatiza a necessidade do presidente da Câmara dos Deputados colocar o projeto que acaba com o foro privilegiado em votação: “O projeto que acaba com o foro privilegiado está no Senado há mais de três anos. A promulgação do fim do foro privilegiado seria um salto civilizatório”.

 

Protagonismo

O deputado federal Filipe Barros (PSL) defendeu a privatização de estatais e considera que este é o momento de reduzir a interferência do Estado na vida do cidadão. Barros criticou a existência de estatais e lembrou que os brasileiros são conservadores nos valores e liberais na economia. “O governo federal tem colocado o cidadão brasileiro como protagonista. O presidente e grande parcela do Legislativo defende as bandeiras que a maioria do povo brasileiro defende”, afirma.

 

Custas de cartórios

Em reunião na Assembleia Legislativa do Paraná, o presidente da Seccional Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cássio Telles, conclui que “não há espaço” para o aumento das taxas e custas de cartórios, devido ao impacto financeiro que traria para a sociedade. A proposta estava “engavetada” pelo presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB).

 

Custas de Cartórios II

Segundo o presidente da comissão especial instituída pela Alep para debater os projetos de lei que revisam as tabelas de custas dos cartórios, deputado Anibelli Neto (MDB), a intenção é apresentar um relatório sobre as propostas antes de dezembro. No início de novembro, a comissão volta a se reunir para ouvir representantes da Anoreg-PR (Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná) e dos cartórios do interior.

 

CDE Virtual

O Tribunal Superior Eleitoral abriu as inscrições para o credenciamento de veículos de comunicação e de profissionais de imprensa que desejam acompanhar, de forma virtual, a apuração das Eleições Municipais de 2020. Os interessados devem acessar formulário para requerer o acesso ao CDE (Centro de Divulgação das Eleições) Virtual, criado para evitar aglomerações. O credenciamento poderá ser feito até 29 de novembro.

 

Mais empregos

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) defendeu maior investimento do Estado na geração de empregos para a retomada da economia pós-pandemia do novo coronavírus. O deputado disse que é necessário atrair empresas e fortalecer quem já está empreendendo para gerar novos empregos em todo o Estado, sobretudo no Norte Pioneiro, que tem uma vocação agrícola.

 

***Candidatos do milhão

Levantamento com base nas declarações de bens de candidatos a prefeito, vice ou vereador identificou 42 políticos que declararam ter mais de 1 milhão de reais em espécie. O comportamento é curioso e segue na contramão dos hábitos da população, que carrega cada vez menos dinheiro no bolso. Entre as justificativas, estão a falta de confiança no sistema bancário, a necessidade de ter dinheiro em mãos para negócios e o temor de confisco.