Opinião

ADI pelo Paraná: delação premiada, Cannabis e redução de habitantes

ADI pelo Paraná:  delação premiada, Cannabis e redução de habitantes

Legitimidade

O STF anulou a delação premiada firmada entre o Gaeco e o ex-auditor fiscal Luiz Antônio de Souza, acusado de ocultar fatos e mentir para a Justiça. Segundo o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, em casos de manifesta ilegalidade no acordo, os atingidos por ele devem poder ir ao Judiciário, que deve agir para garantir o respeito a direitos fundamentais e ao princípio da segurança jurídica.

Cannabis

Será transmitida pelo Youtube a reunião da comissão especial que analisa projeto de lei sobre medicamentos formulados com Cannabis. Segundo o relator da proposta, deputado Luciano Ducci (PSB), o encontro hoje vai reunir especialistas e representantes da sociedade civil para debater o assunto.

***Redução

Estimativa do IBGE aponta quase metade das cidades do Paraná perdeu habitantes entre 2019 e 2020. Dos 399 municípios, 183 (45,8%) tiveram redução populacional. Com 11.516.840 de moradores, o Paraná é o quinto do País em população, atrás de São Paulo (46.289.333), Minas Gerais (21.292.666), Rio de Janeiro (17.366.189) e Bahia (14.930.634).

Inelegíveis

Paúra, sudorese, febre, calafrios, dor de cabeça e frouxos intestinais. Não é a covid-19, mas são os sintomas que tomam conta de uma parcela significativa de pré-candidatos a prefeito e vereador. Tudo porque hoje, o presidente do TCE, Nestor Baptista, entrega ao presidente do TRE, Tito Campos de Paula, a lista dos inelegíveis no Paraná. Ou seja, daqueles que têm contas pendentes ou rejeitadas pelas câmaras municipais e outras pendências nos tribunais. 

Rastreabilidade

O Paraná prevê nova ampliação na testagem para identificação de infectados pelo coronavírus, com reforço em rastreabilidade para isolamento de casos. “A rastreabilidade, por meio de identificação dos contatos, é uma forma de identificar pacientes para realizar exames e antecipar o acompanhamento de doentes, agindo assim com mais rapidez e evitar óbitos ou sequelas pela doença”, disse o secretário Beto Preto (Saúde).

***Novas subestações

A Copel adquiriu cinco novas subestações móveis que fazem parte de um programa de modernização do atendimento móvel, um investimento de R$ 90 milhões para garantir o fornecimento de energia de forma eficiente e dinâmica. As subestações móveis são estruturas portáteis que podem ser deslocadas para atender diferentes regiões. 

Menor Impacto

O presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, disse que a decisão por demissões nas fábricas da montadora no Brasil está sendo adiada para que o impacto seja o “menor possível”. “O ajuste de pessoal é o último. Não tenho dúvida que vamos precisar ajustar, mas o tamanho disso ainda não sabemos”, afirmou.

Mais empregos

Com investimento de R$ 12 milhões, a Fitaflex, empresa de Mandaguari, no Noroeste, prepara-se para a construção de uma nova unidade de produtora de percintas, fitilhos e elásticos – usados para dar sustentação aos estofados e aos colchões, por exemplo. Com mais pessoas aderindo ao home office, o segmento de móveis para conforto no lar vem apresentando bons resultados. A previsão é elevar para mais 900 número de empregos gerados pelo grupo.

Na disputa

A deputada Christiane Yared (PL), defensora das questões do trânsito, não tem receio de trazer a tragédia familiar para o debate na disputa da Prefeitura de Curitiba. “Enquanto eu usar a morte do meu filho, quantas vidas serão salvas?”, pergunta. No entanto, a pré-candidata garante que as prioridades são os investimentos em saúde e educação.