Cotidiano

Adesão à vacina é baixa e meta pode não ser atingida

Campanha termina hoje e na região mais de 63 mil pessoas ainda não foram imunizadas

Boa Vista – A vacinação contra a dengue no Paraná começou em 13 de agosto e termina hoje. Nesta primeira etapa, 30 municípios foram selecionados por apresentarem o maior risco à doença e que enfrentam sérias epidemias e mortes por dengue.

Em 28 deles, a população vacinada abrange pessoas entre 15 e 27 anos, faixa etária que concentra 30% do total de casos de dengue no Estado. Em Paranaguá e Assaí, o público-alvo da campanha vai de 9 a 44 anos, porque os dois municípios enfrentaram as piores epidemias do Paraná em 2015/2016. Esses municípios registraram mais de 8 mil casos de dengue por 100 mil habitantes, o que motivou ampliar a faixa etária a ser imunizada.

Apesar de o período epidemiológico de agosto de 2015 a julho deste ano ter sido o pior desde 1991, quando a Secretaria Estadual da Saúde iniciou a divulgação dos dados, a vacina contra a doença, que matou 61 pessoas neste período, ainda sofre com a resistência da grande maioria. Na região, apenas 16% do total estimado foi imunizado. Com poucas horas para o encerramento da campanha faltam ainda 63.348 pessoas para receberem a primeira das três doses da vacina. Ao todo, 75.719 pessoas se incluem no público-alvo determinado aos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Maripá e Boa Vista da Aparecida. Para atingir a meta dos 80% preconizada pelo Ministério da Saúde ao menos 57 mil pessoas precisariam ser vacinadas.

Segundo a enfermeira da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ana Maria Carvalho da Costa, devido a baixa adesão foram necessárias campanhas em escolas, faculdades e estabelecimentos comerciais na tentativa de melhorar os resultados. “Falta comprometimento da população com a campanha. Há muita resistência, o que dificulta a imunização completa”, lamenta. Conforme a Sesa, até quarta-feira (31) foram aplicadas 79.967 doses da vacina das 500 mil estimadas, o que representa apenas 16% do público-alvo. 

Números da dengue      

No último período epidemiológico 56.351 casos de dengue foram confirmados no Paraná, 52.708 deles autóctones e 3.643 importados. A doença causou ainda 61 óbitos e deixou cidades em situação epidêmica. Já no novo período, que iniciou na primeira semana de agosto, o Paraná registrou 10 casos positivos de dengue, nove deles autóctones e um importado.