Cotidiano

Adesão à aposentadoria no BB deve ficar em torno da metade do previsto

BRASÍLIA – O Banco do Brasil (BB) informou que 7.760 funcionários aderiram ao plano de incentivo à aposentadoria. A expectativa é que até o próximo dia 9 (prazo final para adesões), entre 9.000 e 10.000 tenham aderido à medida, que faz parte do processo de estruturação do banco.

O número representa um pouco mais da metade da estimativa inicial de 18 mil, o que geraria uma economia de R$ 3 bilhões. Com menos adesões, o valor cairá para R$ 2,2 bilhões.

Segundo o BB, a projeção inicial foi feita com base no universo de funcionários que reúne os requisitos para se aposentar e portanto, já era esperado que nem todos iriam aceitar. No ano passado, quando o plano foi colocado em prática, 4,8 mil funcionários aderiam à aposentadoria antecipada.

Como incentivo, o BB propôs a pagar 12 salários base, podendo chegar a 15, dependendo do tempo de serviço do funcionário. Entre outras medidas de ajuste, o banco anunciou o fechamento de 402 agências. O processo de restruturação foi anunciado no último dia 20.