Educação

Adaptação: período de reconhecimento e socialização

Colégio propõe um trabalho diferenciado para que tal momento seja aproveitado de maneira saudável

Sabemos que a adaptação escolar é um desafio para a escola, família e é claro, para a própria criança. O novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade, na Educação Infantil, esse processo é ainda mais intenso. Saindo de suas zonas de conforto, os pequenos se veem em um ambiente coletivo com rotinas diferentes das de casa, são estimulados a participar de atividades incomuns ao seu dia a dia e passam a conviver com adultos e outras crianças.

A adaptação é esse momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que têm como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e atividades, se sentindo cada vez mais segura. Uma das formas pela qual é possível trazer mais conforto no período de adaptação é colocar disponível à criança coisas do seu dia a dia, pois assim podem reconhecer algo que já faça parte da sua rotina.

Por isso, o Colégio Santa Maria propõe um trabalho diferenciado para que tal momento seja aproveitado de maneira saudável, ou seja, não abrupta, pois os pequenos e seus familiares vão aos poucos se acostumando com a novidade que é a escola.

Nos 31/01 e 01/02, foi realizada entrevista individual com os pais e a professora regente das turmas do Nível 1, 2 e 3 da Educação Infantil. Os pais tiveram a oportunidade de conhecer a professora e relatar as particularidades do filho. Durante a entrevista, foi questionado aos pais, sobre como é os costumes da criança em casa, em relação à alimentação, ao brincar, à higiene, saúde e como é a rotina familiar e foram repassadas algumas orientações para adaptação. Sabemos o quão é importante, esse primeiro contato da família com a escola e como culminância foi realizado um piquenique de integração com os pais, alunos e as professoras.

Interação

É muito importante que ocorram momentos de interação com os pais para que estes também se sintam seguros. Pois não se trata de uma questão apenas da criança, na verdade o enfrentamento ao novo é algo que tira a tranquilidade principalmente dos pais, que muitas vezes estão ficando longe dos filhos pela primeira vez, tendo que confiar seus cuidados a pessoas estranhas a seu convívio.

No primeiro dia de aula, já foi possível observar os alunos tranquilos, alegres para virem à escola e os pais mais seguros com esse processo de adaptação. Logo eles terão autonomia para circularem pelo ambiente da escola sem medo, reconhecendo os colegas e outras professoras e funcionários como parte do seu círculo de convívio.

O Colégio Santa Maria é uma grande família sempre disponível a receber novos membros! Aqueles que passaram por esta escola, geralmente permanecem com um forte vínculo de amizades, recordando sempre dos momentos vividos com grande carinho. Por isso cada professor, as irmãs e funcionários esperam poder contribuir na formação de cada pequeno novo aluno, da melhor forma que puderem.