Policial

Acusados da morte de agente penitenciário de Catanduvas vão a júri popular nesta segunda (13)

Sete pessoas são acusadas de envolvimento no crime, que aconteceu em Cascavel, em setembro de 2016. Júri deve durar alguns dias, segundo a Justiça Federal

Acusados da morte de agente penitenciário de Catanduvas vão a júri popular nesta segunda (13)

Sete pessoas acusadas de envolvimento na morte de um agente penitenciário de Catanduvas, no oeste do Paraná, em 2016, vão a júri popular nesta segunda-feira (13). O Tribunal do Júri será realizado em Curitiba, segundo a Justiça Federal.

Alex Belarmino Almeida Santos tinha 36 anos e foi morto a caminho do trabalho, em setembro de 2016, em Cascavel, no oeste do Paraná. Segundo a Polícia Federal, o agente foi vítima de uma emboscada e sofreu 23 tiros.

A PF apurou que o crime foi encomendado por uma facção criminosa em represália a ações de órgãos de segurança contra o grupo.

Conforme a Justiça, 14 pessoas foram denunciadas por envolvimento no crime. Apesar disso, metade irá a júri neste primeiro momento, já que o processo foi desmembrado por recursos pendentes em instâncias superiores.

O processo tramitou na 4º Vara da Justiça Federal de Cascavel, no oeste do estado, mas a Justiça decidiu que o júri seria feito em Curitiba por conta da comoção causada pelo crime, na região.

A Justiça Federal informou que o julgamento deve durar alguns dias.

Psicóloga morta

 

Além da morte de Alex, a PF afirmou que a mesma facção criminosa planejou executar a psicóloga da Penitenciária de Catanduvas Melissa Almeida, em 2017.

O caso começou a ser julgado, mas acabou sendo anulado no sexto dia de julgamento dos cinco réus acusados de envolvimento no crime.

Um novo júri deve acontecer em janeiro de 2022.

(G1 Paraná)