Cotidiano

Acusado de racismo, Snapchat remove filtro de 'cara asiática'

3.jpg

RIO – Um novo filtro do Snapchat ficou menos de 48 horas no ar em meio a críticas de racismo ao transformar os usuários em caricaturas de asiáticos.

Links snapchat

Milhares de pessoas, principalmente usuários do Twitter, afirmam que o filtro deixava as pessoas parecidas com a antiga representação do cinema americano para personagens da Ásia, o “yellow face”, com pele muito amarelada, olhos extremamente puxados, dentes grandes e outras feichões faciais distorcidas.

“Vamos parar com isso, Snapchat, isso não é legal. Não há nada de cool nesse filtro de Yellow Face, disse a atriz e blogger Latrice Butts no Twitter. O usuário Tansu Phillip disse que deletou o aplicativo: “Filtros racistas não são legais”. Já a usuária @cosus levou a questão para a polêmica eleição presidencial americana deste ano: “O pessoal do @Snapchat devem ser todos eleitores do @realDonaldTrump. Gosto #Racist nos filtros de rostos amarelos e negros”.

212.jpg

A empresa não pediu desculpas, mas removeu o filtro e disse que ele era baseado nas representações dos personagens em quadrinhos e animações japoneses. Segundo ela, ele não será usado de novo, porque, seus filtros devem “divertir e nunca ofender”.

Não é a primeira vez que a empresa é acusada de racismo em seus filtros: num caso semelhante, seu filtro “Bob Marley” foi acusado de “black face” (representação semelhante ao yellow face, mas de negros). Também já recebeu críticas por embranquecer rostos.