Cotidiano

Acupuntura pode ajudar bebês a parar de chorar, diz estudo

colica.jpg

RIO ? A acupuntura pode ter um efeito potente para que bebês parem de chorar, segundo um estudo realizado pela Universidade Lund (Suécia).

Os médicos praticaram a técnica milenar chinesa em um grupo de bebês que choravam mais de três horas por dia e descobriram que eles sofrem de cólica infantil. A acupuntura ajudou a conter este problema.

No estudo de Lund, 147 bebês com idade entre duas e dez semanas de vida foram divididos em três grupos, dando aos bebês do primeiro grupo entre dois a cinco segundos de acupuntura em um ponto do corpo.

Os bebês do segundo grupo receberam acupuntura em até cinco pontos por até 30 segundos. O último grupo não recebeu acupuntura.

Os pesquisadores descobriram que os bebês que receberam a acupuntura em apenas uma parte do corpo eram 49% mais propensos a parar de chorar na segunda semana de experimentos do que os bebês que não receberam tratamento.

Os bebês que receberam técnicas mais complexas de acupuntura tinham 32% mais chances de ter parado de chorar do que os colegas que não foram submetidos à técnica chinesa.

?O choro é um modo de comunicação normal para um bebê?, ressaltaram os cientistas, que publicaram a pesquisa na revista ?British Medical Journal?. ?Para os bebês que choraram mais de três horas por dia, a acupuntura pode ser uma opção de tratamento eficaz?.