Educação

Acontece a 1ª aula do Projeto “Mentes Pensantes”, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Acontece a 1ª aula do Projeto “Mentes Pensantes”, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Acontece a 1ª aula do Projeto “Mentes Pensantes”, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Com o propósito de desenvolver a criatividade e a inovação dos acadêmicos de todos os períodos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), foi criado o Projeto Mentes Pensantes. O projeto é vinculado ao trabalho com arduinos (são placas programáveis), onde é inserida a programação, para que sejam criados protótipos, com vários outros dispositivos. No sábado dia 8, ocorreu a primeira aula do projeto ministrado pela professora Ms. Fabiane Sorbar.

Para ela, o projeto é uma oportunidade para utilizar a teoria apresentada durante as aulas, aplicando todos os conceitos na prática e desenvolvendo a criatividade dos acadêmicos. “A intenção é estimular a criatividade dos alunos e agregar os conhecimentos de programação que vêm sendo adquiridos durante todo o curso para a prática com a computação embarcada. A criatividade é explorada no sentido de criar protótipos, que podem estar solucionando problemas do dia a dia, por meio da utilização de sensores e dispositivos que estão associados às placas (arduinos)”, conta Fabiane.

Acadêmicos de todos os semestres podem participar do projeto, inclusive os egressos do curso, para que mantenham o vínculo com a Instituição mesmo após formados e possam continuar desenvolvendo habilidades e contribuindo com suas vivências e experiências.

Para a acadêmica do 5º semestre do curso de TADS Carla Cristiane Dzuvenka, o projeto é uma oportunidade de aprender ainda mais sobre a área e lhe despertou o interesse em colocar o conhecimento em prática e desenvolver habilidades no meio da programação. “Já tinha ouvido falar em programação embarcada, em arduino, mas ainda não sabia como funcionava na prática. Fiquei muito feliz em saber que teríamos a oportunidade de colocar a mão na massa e esse curso veio para nos mostrar não só como funciona, mas ensinar no que podemos utilizar no dia a dia, o que podemos criar para resolver problemas no cotidiano ou então o quão longe nossa imaginação pode nos levar a criar algo totalmente novo. Veio para abrir novos horizontes, seja para desenvolver algo por diversão ou algo revolucionário”, ressaltou Carla.

Acadêmico do 3º período de TADS, Fabio Gomes Bezerra sempre gostou da área da tecnologia, não apenas de software, como também de hardware, e diz que o projeto foi uma oportunidade para somar no aprendizado. “O projeto tem muito potencial para despertar o melhor dos acadêmicos. Acredito que vai incentivar os alunos a criarem ideias inovadoras, principalmente pelo fato de estarem trabalhando em equipe. Dessa forma, podem se destacar ainda mais, tanto nos projetos da universidade, como no meio empresarial, podendo até mesmo dar vida ao seu próprio produto no mercado”, ressalta Fabio.