Cotidiano

Acolhida em nova família

Arlinda Vicente tem 84 anos, mas quando questionada durante uma conversa acaba confundindo a idade que para ela é somente um detalhe.

Apesar de ter duas filhas, o destino quis que a idosa seguisse uma vida ao lado de outra grande família e há cerca de dois meses, Arlinda foi acolhida na Casa Pop, no Bairro Santa Felicidade em Cascavel. Nesta semana, o Hoje News conta a história de algumas pessoas que encontraram na entidade um abrigo.

Antes, Arlinda vivia com uma filha na região do Bairro Pioneiros Catarinenses. Após denúncia de que a jovem era usuária de drogas e que a idosa não teria condições de permanecer no mesmo espaço, houve a decisão para que seguisse à Casa Pop.

A segunda filha de Arlinda mora em Curitiba e embora a equipe tenha conhecimento de que há condições para que ela cuide da mãe, a filha optou em deixá-la na Casa Pop.

Vínculos rompidos

A instituição acolhe pessoas em situações de rua ou com vínculos familiares rompidos e hoje tem todas as vagas preenchidas.

“Nosso principal intuito é que todos superem a situação de rua e que sejam capacitados, para conseguir um emprego e poder deixar a casa”, explica a coordenadora, Ana Laura Egewarth.

Ainda em processo de adaptação ao novo lar, Arlinda tem se mostrado tranquila e aproveita dos momentos proporcionados por toda a equipe.

Amigos

Durante o café da tarde, ela faz uma pausa para dizer o que sente no dia a dia e em poucas palavras resume: “Gosto de ficar aqui e tenho amigos”. A distração da idosa é andar pela casa, assistir à TV e curtir a vida da maneira que lhe faz feliz.