Cotidiano

Ações movidas por amor

A atuação da Igreja Presbiteriana Renovada de Cascavel não se resume apenas ao trabalho religioso, mas também tem foco voltado para ações sociais. A igreja realiza três trabalhos sociais para ajudar a comunidade, principalmente pessoas carentes e moradores de rua. De acordo com o coordenador e pastor da igreja, Marcos Zengo, há uma preocupação constante com a população. “É um gesto de amor, fazemos esse trabalho social para, não só ajudar nossa comunidade, mas todos os necessitados”, diz.

Nos segundos domingos de cada mês, a comunidade da igreja traz os mantimentos não perecíveis para montagem das cestas básicas que serão entregues às famílias. São pessoas que procuram a igreja ou se vinculam ao projeto pela acolhida dos próprios fiéis. Aproximadamente 800 pessoas já foram auxiliadas pelos projetos da instituição religiosa.

Marcos lembra que todos da cidade podem colaboram. “O pessoal pode vir aqui na igreja durante a semana, que sempre terá alguém para receber, toda ajuda é muito bem vinda” declara. Os moradores de rua também possuem uma atenção especial, com cardápios variados e ajuda da comunidade presbiteriana, semanalmente distribuem marmitas em diversos locais de Cascavel. A ação ocorre todos os sábados entre o fim da noite e começo da madrugada. “Precisamos até comprar um carro para levar esse alimento, é gratificante ajudar quem precisa” comenta o pastor.

Projeto

O pastor Marcos quer arrecadar e distribuir uma média de uma tonelada de mantimentos por mês em 2018 e atender muito mais famílias. “Nós vamos conseguir, essa quantidade de alimentos ajudará muitas pessoas que precisam”, diz. Além disso, no próximo ano a igreja projeta implantar atendimento médico gratuito.

Atendimento psicológico

Além desses dois projetos, a igreja ainda oferta atendimento psicológico totalmente gratuito. A profissional que atende possui pós-graduação e especialização em psicologia familiar e atende as diversas faixas etárias. “Todos que necessitarem do atendimento e só ir à igreja e fala comigo durante ou com outro funcionário, anotamos o numero da pessoa e em seguida a profissional agenda o horário” explica o pastor. “Nós gostaríamos de firmar ações com o curso de psicologia de alguma faculdade, poderíamos atendem muito mais pessoas” comenta o religioso.

Como ajudar

A igreja, segundo o pastor está de portas abertas a todos que queiram contribuir, tanto com os alimentos ou psicólogos que possam prestar esse atendimento de forma gratuita. A Igreja Presbiteriana Renovada fica na Rua Vitória, 2340, na Vila Tolentino, a menos de uma quadra da Avenida Tancredo Neves. O e-mail para contato é: [email protected]