Cotidiano

Ações e títulos serão aceitos como garantia de empréstimo

m984939.jpgBRASÍLIA – O Banco Central (BC) tomou uma medida que pode ajudar a recuperar o mercado de crédito no Brasil. a partir do ano que vem, os bancos poderão aceitar vários tipos de aplicação financeira para diminuir o risco de novos empréstimos. Assim, as instituições financeiras poderão ofertar operações com uma taxa de juros menor tanto para as empresas quanto para as famílias.

De acordo com a nova circular, publicada nesta quinta-feira, os correntistas poderão oferecer ações de empresas, Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e títulos de crédito de instituição não-financeira como garantia de novos empréstimos. Isso diminuirá o risco para o banco. Com uma possibilidade de calote menor, o BC passará a cobrar menos capital do banco para que a instituição faça a operação.

CADA BANCO DEFINE ESTRUTURA

A queda no chamado ?requerimento de capital? terá um novo cálculo também estipulado na nova circular. Para o correntista, o que importa é que _ao oferecer como garantia uma aplicação ? será possível negociar juros menores. Atualmente, avais e fianças já são aceitos como garantia.

? Se a operação tiver um custo mais barato, a taxa de juros pode ser menor. Pode ajudar a retomada do crescimento do crédito no país ? frisou Rodrigo Lara Pinto Coelho, chefe do departamento de regulação prudencial e cambial do Banco Central.

Ele lembrou que dependerá de cada banco estruturar produtos com as novas regras. O que o BC fez foi permitir que essas novas garantias sejam usadas. Ou seja, caberá ao cliente pesquisar a melhor oferta de taxa de juros dada a garantia que tem.

Para Coelho, os impactos no setor de crédito e no Índice de Basileia dos bancos (que mede a solvência deles) devem ser sentidos somente no ano que vem. E dependerão da adesão das instituições financeiras.