Cotidiano

Ações do Twitter caem após perdas da empresa quase dobrarem

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RIO – As ações do microblog Twitter recuaram em 10% na manhã desta quinta-feira, após os resultados da companhia decepcionarem mais uma vez os investidores. Embora tenha registrado um número maior de usuários ativos em 2016 em relação ao ano anterior, a receita com anúncios no quarto trimestre do ano passado caiu 0,5%, a US$ 638 milhões. É o crescimento mais lento da receita desde que a empresa se tornou pública, há quatro anos.

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Os números revelam a dificuldade da rede social em encontrar uma fórmula para atrair novos usuários e, principalmente, anunciantes, como têm feito rivais como o Facebook e o Snapchat. A receita total da empresa avançou 1%, a US$ 717 milhões, abaixo dos US$ 740 milhões esperados pelos analistas ouvidos pela Reuters.

O crescimento quase irrisório da receita se deu devido a um declínio de publicidade, principalmente nos Estados Unidos, onde a venda de anúncios sofreu uma queda de 7%. Já a perda líquida no quarto trimestre cresceu para US$ 167,1 milhões, mais dos que os US$ 90,24 milhões no mesmo período de 2015.

O número de pessoas que fazem uso do Twitter também permaneceu estagnado, totalizando 319 milhões de usuários ativos mensais no quarto trimestre ? um ganho de apenas 2 milhões do trimestre anterior.

A eleição do presidente americano Donald Trump, notoriamente conhecido pelo intenso uso que faz do Twitter, era uma das apostas da empresa para impulsionar a receita ? e acabou não dando certo. Sua eleição não surtiu o efeito esperado pelo fundador e CEO da empresa, Jack Dorsey.

?Vai levar tempo para mostrar os resultados que todos queremos ver, mas estamos avançando agressivamente. O mundo inteiro está de olho no Twitter?, afirmou Dorsay, acrescentando que apesar do baixo crescimento, a influência e o impacto do Twitter continuam a crescer.

A falta de crescimento da receita levantou dúvidas sobre liderança de Dorsey e se a empresa viria ser comprada por outra maior. Mercados financeiros especularam sobre uma possível venda do Twitter no ano passado, mas nenhuma oferta concreta foi realizada.