Cotidiano

Ações da Via Varejo disparam com três possíves compradores

INFOCHPDPICT000040146711SÃO PAULO – As units (?pacotes? de ações e/ou outros ativos) da Via Varejo disparam 11,6%, a R$ 9,22, nesta quinta-feira, após notícia de que três empresas manifestaram interesse em adquirir o controle da varejista de móveis e eletroeletrônicos. SACI Falabella, Steinhoff International Holdings e Lojas Americanas estariam entre os interessados na Via Varejo, de acordo com o jornal ?Valor Econômico?. As units da Via Varejo são compostas por uma ação ON (ordinária, com direito a voto) e duas PN (preferenciais, sem voto).

Citando fontes com conhecimento do assunto, o jornal informa que o Grupo Pão de Açúcar (GPA), atual controlador da Via Varejo, teria recebido do Santander Brasil uma lista de potenciais interessados. As ações do Pão de Açúcar têm alta nesta quinta-feira na Bovespa.

Na noite de quinta-feira, o conselho de administração do GPA autorizou o início do processo para venda de sua fatia de 43,3% na Via Varejo.

Para o Credit Suisse, a notícia não é surpresa, uma vez que o GPA já havia anunciado no começo de novembro que considerava alternativas para sua participação na Via Varejo.

?Contudo, acreditamos que a divulgação desse fato adicional indica que entre 3 novembro e agora a empresa pode ter recebido algumas indicações preliminares de interesse?, escreveram analistas do banco suíço em nota.

Às 12:25, as units da Via Varejo subiam 12%, a R$ 9,25, acumulando valorização de quase 182% até agora neste ano.

Procurada, a chilena Falabella disse que não comenta rumores ou especulações.

“A empresa está focada em continuar a desenvolver sua presença no Brasil com a abertura de lojas Sodimac e a melhora da Dicico como uma rede especializada”, disse um representante de imprensa em comunicado enviado por email à Reuters.

Executivos e representantes da sul-africana Steinhoff não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto. Lojas Americanas e Via Varejo, por sua vez, não quiseram comentar.

Maior grupo varejista do país, o GPA quer se desfazer do investimento na Via Varejo para focar em varejo alimentar. A empresa, dona da marca de supermercados Pão de Açúcar, reportou no terceiro trimestre um prejuízo maior que o esperado devido, em parte, à queda acentuada das vendas fora do segmento alimentar.

O setor varejista de eletrônicos tem enfrentado dificuldades nos dois últimos anos, sentindo o impacto da recessão e da restrição do crédito, agravados pelo desemprego e pela alta da taxa de juro.

O grupo francês Casino Guichard Perrichon, que por sua vez controla o GPA, contratou o Santander para assessorar o acordo envolvendo a Via Varejo. Já a família Klein, que detém uma participação de 27,3% no negócio, escolheu a unidade de investimentos do Bradesco para prestar o serviço.