Cotidiano

Ações da Toshiba têm queda de 7,62% na bolsa

TÓQUIO – As ações da Toshiba caíram novamente nesta quarta-feira, refletindo os temores do mercado em relação ao futuro da empresa. Na última terça-feira, a companhia já havia anunciada uma baixa contábil de US$ 6,3 bilhões em sua unidade de energia nuclear. Nesta quarta-feira, os papéis chegaram a recuar 13%, de acordo com o “FT”, após a companhia ter buscado convencer credores a estender uma isenção de pagamento em meio a temores de que uma das maiores corporações do Japão possa ser removida da Bolsa de Tóquio. Os papéis encerraram com queda de 7,62%, a 209,7 ienes.

Em meio a novas alegações de falha de gerenciamento, brigas com auditores e possíveis irregularidades nas contábeis, as ações da Toshiba caíram ainda mais, principalmente quando o presidente da Associação de Corretores do Japão, Kazutoshi Inano, questionou publicamente a liderança da empresa. Nesta quarta-feira, a Toshiba pediu aos credores ? quatro grandes bancos nacionais ? isenção para uma violação de obrigação contratual de empréstimo.

Quando a extensão dos problemas da Toshiba surgiu no final de dezembro, a empresa pediu a esses credores uma isenção de um mês, que foi concedida em janeiro. Depois de um extenso interrogatório, esse prazo foi prorrogado até março.