Cotidiano

Ações chinesas têm leve ganho com incertezas moderando demanda

XANGAI e TÓQUIO – As ações chinesas fecharam em leve alta nesta segunda-feira, com muitos investidores mantendo-se afastados em meio às incertezas sobre a perspectiva da política monetária, mesmo com a economia fracassando em mostrar sinais de uma recuperação sustentável.

O clima de incerteza fazia os investidores evitarem apostar nos mercados acionários e monetários do país, derrubando os volumes de negócios. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,14%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,1%.

No restante do continente, o principal índice regional recuava enquanto as ações japonesas avançaram após o dólar atingir novas máximas após a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, sugerir que o banco central dos Estados Unidos vai elevar os juros em breve.

O índice Nikkei do Japão teve alta de 1,39%, com o iene enfraquecendo e as expectativas crescendo de que o governo vai adiar um aumento de imposto sobre as vendas programado para abril do próximo ano.

Hong Kong subiu 0,26%; Seul teve desvalorização de 0,10%; Taiwan registrou alta de 0,85%; Cingapura desvalorizou-se 0,21%; e Sydney avançou 0,04%.