Cotidiano

Ações chinesas sobem, mas Xangai tem nova semana de perdas

XANGAI/TÓQUIO – As ações asiáticas terminaram esta sexta-feira em alta, mas o índice de Xangai registrou a quinta semana seguida de perdas devido à redução do otimismo com as perspectivas de crescimento da China e com a preocupação sobre um aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,51%, com alta de 0,1% na semana. Porém, o índice de Xangai teve alta de 0,68%, acumulando perda de 0,1% na semana, sua quinta semana seguida de queda.

O otimismo do investidor, alimentado pelos dados econômicos fortes de março na China, diminuiu rapidamente com os sinais de que a recuperação perdeu ritmo em abril, e com temores de que as autoridades podem estar mais cautelosas sobre mais estímulos com o aumento da inadimplência.

Às 7h46m (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,41%.

O índice Nikkei do Japão, por outro lado, devolveu as perdas de mais cedo e encerrou a sessão em alta, ampliando os ganhos da semana para 2%, conforme o iene cedeu frente a nova valorização do dólar.