Cotidiano

Ações asiáticas recuam com expectativa de aumento dos juros nos EUA

XANGAI/TÓQUIO – Os mercados asiáticos caíram nesta quarta-feira, com o principal índice acionário da China fechando no menor nível em dois meses e meio, após declarações de autoridades do banco central dos Estados Unidos reacenderem perspectivas de alta da taxa de juros no país já em junho.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,58%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,28%, menor nível de fechamento desde o dia 1 de março.

A confiança foi afetada pela fraqueza em Wall Street, após dados fortes dos preços ao consumidor e, outros indicadores econômicos americanos, aumentarem as chances de uma elevação dos juros em breve.

No Japão, as ações e o iene tiveram sessão volátil, com os mercados digerindo a surpreendentemente forte taxa anualizada de crescimento de 1,7% no trimestre entre janeiro e março, o que pode estar mascarando pontos de fraqueza.

Às 7h42m (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,06%

Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,05%, a 16.644 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,45%, a 19.826 pontos. Em Xangai, o índice SSEC perdeu 1,28%, a 2.807 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhein, retrocedeu 0,58%, a 3.068 pontos.