Cotidiano

Acit oferece certificação digital para empresários

Documento eletrônico substitui assinaturas manuscritas

Pensando no desenvolvimento do setor empresarial, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), dispõe do serviço de Certificação Digital, para atendimento a associados e não associados. A entidade é certificadora, por meio de parceria com a Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap).

O Certificado Digital é um documento eletrônico, intransferível e único, que serve como uma carteira de identidade para transações feitas por meio da internet.

As principais vantagens do uso do certificado digital estão nas suas propriedades tecnológicas e legais, atribuindo segurança digital e validade jurídica em documentos assinados eletronicamente. É a possibilidade real de substituir a assinatura manuscrita em documentos, de eliminar a impressão e gastos relacionados ao controle, envio e reconhecimento de firmas – por uma operação eletrônica, executada pela internet, de forma simplificada e com total legitimidade.

Como fazer

Para adquirir o Certificado Digital na Acit é preciso realizar a solicitação e compra pelo site da entidade ou pelo telefone 45 3055-4626; escolher o modelo de certificado digital, informando os dados e efetuando o pagamento.

Após a confirmação do pagamento, o certificado estará liberado para validação presencial em até dois dias úteis, caso o pagamento seja feito por meio de boleto bancário. Se o pagamento for em cartão de crédito, no mesmo dia é possível fazer a validação. Para isso, é necessário realizar o agendamento online e, no dia do atendimento serão coletados os dados por meio da apresentação de documentos, coleta de assinaturas, foto e biometria (obrigatório na validação do Certificado Digital a partir de maio de 2016, conforme resolução 114/2015).

Os valores são diferenciados para associados e não associados, conforme cada modelo de certificado. Mais informações pelo telefone (45) 3055-4626 com Joislaine.