Saúde

Acisa emite ofício contra possível lockdown em Santa Helena

Conforme ofício da entidade, enviado ao Comitê de Combate ao Coronavírus, os empresários associados entendem que o ‘lockdown’ deve ser adotado apenas como medida extrema

Acisa emite ofício contra possível lockdown em Santa Helena

A Acisa (Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena), manifestou-se contrária à adoção de ‘lockdown’ no município nessa terça-feira (17), como medida de combate à covid-19, doença causada pelo coronavírus, o Sars-Cov-2. Conforme ofício da entidade, enviado ao Comitê de Combate ao Coronavírus, os empresários associados entendem que o ‘lockdown’ deve ser adotado apenas como medida extrema.

O ofício diz que, para os empresários, pela forma que está ocorrendo a propagação do vírus, implementar este tipo de procedimentos seria procrastinar o problema que, de uma forma, ou de outra, afetará pessoas e empresas santa-helenenses.

Neste momento, a sugestão é ampliar as medidas profiláticas, restringir os grupos de risco e ampliar a campanha para uso adequado da máscara. O ‘lockdown’ seria uma opção extrema, caso haja lotação na estrutura em relação à demanda por internamentos e leitos, a qual tem que ser monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Pelo ofício é ressaltada a necessidade de identificar a forma como está ocorrendo o contágio e elaborar um plano de contingência e intensificar a fiscalização, não só nas empresas, mas, também, às pessoas que circulam sem os cuidados necessários.

Ao finalizar o ofício, é destacada a preocupação com o resultado que a pandemia poderá gerar, em especial às camadas sociais mais vulneráveis, e reforça que, é preciso transmitir responsabilidade e conscientização à população, e não pânico.

Como entendimento final, o ofício defende que o comércio aberto não oferece risco e, sim, é necessária a conscientização das pessoas que o frequentam.

Veja o ofício: