Cotidiano

Acionistas da Deutsche Boerse aprovam fusão com a LSE

LONDRES – Acionistas que controlam 60,4% da Deutsche Boerse aceitaram a proposta de aquisição, pela companhia, da London Stock Exchange (LSE), informou nesta terça-feira a empresa alemã, que precisaria de aprovação de 60% para avançar no plano.

As duas bolsas enfrentam resistências para efetivar o negócio e se transformar no principal pregão da Europa. As autoridades alemãs, por exemplo, desaprovam a perspectiva de a companhia controladora ter sede em Londres. A City, centro financeiro de Londres, estará fora da União Europeia assim que a Inglaterra deixar o bloco.

Líderes na França e na Alemanha e na França, ao mesmo tempo, fazem piada com a possibilidade de ter uma clearing (câmara de liquidação de negócios) fora do Reino Unido, com ativos denominados em euro. A clearing da LSE é a maior do mundo em swaps de juros, e a câmara de liquidação é chave para o acordo das duas bolsas.

O negócio entre a LSE e a Deutsche Boerse ainda precisa da aprovação tanto da Comissão Europeia quanto dos reguladores nacionais. Em documentos enviados para a comissão, Bélgica e Portugal já manifestaram oposição à fusão, pois acreditam que ela reduziria a competição no setor. Nos dois países, a bolsa de valores é operada pela Euronext NV, uma rival menor da LSE e da Deutsche Boerse.

A bolsa alemã já fez tentativas de aquisição antes, em 2000 e 2005, sem sucesso. Agora, a instituição baixou o nível de aprovação, por controladores, necessária para a operação, de 75% para 60%, argumentando que a mudança é necessária para acomodar investidores passivos.