Cotidiano

Acic tem três núcleos em fase de formação

O trabalho de integração com as mulheres empresárias e executivas ocorre há algumas semanas

Cascavel – Os consultores do Programa Empreender da Acic trabalham no processo de sensibilização para a criação oficial de mais três núcleos setoriais. Se tudo correr como o esperado, passarão a funcionar os núcleos da Mulher Empresária, Moveleiro e Imobiliárias. Com isso, o número de números ativos passaria a 25, um dos maiores entre as associações comerciais ligadas à Faciap, um dos principais sistemas empresariais em atividade no País.

O trabalho de integração com as mulheres empresárias e executivas ocorre há algumas semanas. A intenção é, por meio da metodologia dos núcleos, reativar o antigo Conselho da Mulher, que existiu por cerca de 20 anos. “Ele voltaria à ativa com o suporte de uma equipe especializada de consultores e, na condição de núcleo, com foco ainda mais dirigido ao empreendedorismo”, afirma o supervisor estratégico da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Juliano Fuzinatto.

O processo de sensibilização e de atração de empresários para formar um novo núcleo chega a demorar um mês, tempo necessário para que eles conheçam e passem a dominar os fundamentos iniciais da metodologia. A base do trabalho é compreender que empresários de um mesmo ramo podem se sentar à mesma mesa, trocar informações e experiências e definir ações capazes de impulsionar o segmento economicamente. “É uma lógica de trabalho onde todos ganham”, define o presidente da Acic, Alci Rotta Júnior.

Outro núcleo em processo de reativação é o Moveleiro, o primeiro a ser oficialmente criado pela Acic, em 1998, e que anos depois deixou de funcionar. O terceiro em processo de sensibilização o de imobiliárias, um dos segmentos econômicos mais expressivos e atuantes do município.