Cotidiano

Acic faz atualizações da gestão da qualidade

Agora, colaboradores da entidade passam por um amplo processo de atualização das normas

Cascavel – Manter-se conectada às mudanças e tendências, uma das características fortes do DNA da Acic, uma das maiores e mais atuantes entidades empresariais do Paraná. Ela foi uma das primeiras no Brasil, no ano 2000, a contar com as certificações da ISO e a primeira do País, mais de dez anos depois, a se integrar às normas da ISO com foco ambiental. Agora, colaboradores da entidade passam por um amplo processo de atualização das normas.

Os conteúdos são repassados pelo leader assessor José Atílio Fistarol Araújo, que contribuiu para aproximar a associação comercial de conceitos de gestão e de trabalho mundialmente aceitos e valorizados. De acordo com José Atílio, as normas e o mercado mudam com o tempo, por isso as gestões das organizações precisam estar atentas e se adaptar a elas. “A Acic, para estar em sintonia com essa realidade, está em um processo de conscientização da sua equipe e os integra a seus processos internos balizados por essa nova ordem”.

O leader assessor lembra que as empresas e instituições estão, cada vez mais, atuando em cadeias produtivas e essas precisam adotar padrões e práticas de uma linguagem amplamente já dominada no mundo dos negócios. “A língua nesse segmento tão importante é a ISO”, conforme José Atílio. “Hoje, vivemos uma realidade de mercado global. As empresas da cidade e região, independentemente de atividade ou porte, compram e vendem para o mundo. E, nós consumidores, temos acesso a produtos e a serviços  de todos cantos do globo”.