Policial

Acic faz apelo: Não deixe a Lava Jato morrer

A Acic renova a sua defesa e o seu irrestrito apoio à operação

Acic faz apelo: Não deixe a Lava Jato morrer

A maior operação anticorrupção do mundo não deve ser abandonada tampouco se pode permitir que seja desacreditada pelos “pais” de velhos hábitos condenáveis e pelos discípulos da política de conchavos. A Acic renova a sua defesa e o seu irrestrito apoio à operação que condenou e levou para a cadeia homens públicos e empreiteiros envolvidos em um esquema criminoso que se apropriou de bilhões do dinheiro público.

A sociedade, as entidades e as pessoas que querem um País melhor precisam estar vigilantes. Os ataques à Lava Jato têm se intensificado e algumas determinações da Justiça, vindas inclusive de ambientes que deveriam resguardá-la e protegê-la, colocam o legado da operação em sério risco. É difícil ignorar e deixar de reconhecer que a luta contra a corrupção seria longa, feroz e desigual. A corrupção teve séculos para expandir seus domínios e são raras as esferas ainda não contaminadas por ela.

Corruptos poderosos, empregando influência e somas gigantescas de dinheiro, encontram brechas, e apoios, em suas tentativas de ofuscar o trabalho que acumulou provas, confissões e depoimentos contundentes da atuação de quadrilhas que sacaram, entre outros, patrimônios nacionais como a Petrobras. Apesar da obstinação e do esforço heroico dos remanescentes da Lava Jato, é fato que a operação sofre investidas ousadas e que tem sofrido derrotas nos últimos dois anos.

O grande anseio de passar o Brasil a limpo não pode esmorecer, pelo contrário: deve estar presente no cotidiano de todos que lutam por um País melhor e mais justo. A luta contra a corrupção deve ser um exercício contínuo de mobilização, determinação e persistência. O apoio à operação precisa ser continuamente renovado, bem como gestos e exemplos que inspirem práticas sadias e responsáveis.

A Lava Jato se tornou um patrimônio dos brasileiros, um monumento de esperança e uma certeza de que a corrupção e quem dela se deixa seduzir podem ser derrotados e punidos. Diante de tudo isso, a Acic faz um apelo a todos que confiam que é possível transformar o Brasil em um País desenvolvido e de oportunidades: Não deixe a Lava Jato morrer.