Saúde

Acic divulga nota: "Comércio de Cascavel unido contra um novo lockdown"

Acic divulga nota: "Comércio de Cascavel unido contra um novo lockdown"

Um dia após o prefeito Leonaldo Paranhos afirmar que não vai baixar novo decreto com medidas restritivas em Cascavel, em um “teste” para medir o grau de maturidade da população, a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) divulgou em nota que o comércio está unido contrário a um novo lockdown. Contudo, reforça o compromisso de todos no cumprimento das regras. Veja a nota:

A pandemia do coronavírus tem exigido o máximo de cada pessoa, de cada empresa e obriga os governantes, diante de uma situação nova e inesperada, a agir segundo o que consideram mais sensato e eficiente para poupar vidas.

Com o recente aumento no número de casos e o colapso em sistemas de saúde, a exemplo do da regional de Foz do Iguaçu, o governo estadual baixou novamente decreto com restrições que, se por um lado procura conter o número de casos e garantir a devida assistência aos doentes, por outro novamente cria dificuldades para o comércio.

Cascavel, devido à união dos mais diferentes setores e à forma como a pandemia tem sido tratada, está em uma situação que não é tão grave e, por isso, o prefeito Leonaldo Paranhos optou, em vez de adotar o decreto estadual na íntegra, seguir com o decreto municipal que está em vigor há algum tempo. No entanto, aqui também há aumento no número de confirmações nos últimos dias.

O decreto municipal permite, ao contrário da nova determinação estadual, o funcionamento das empresas nos domingos e mantém outras flexibilizações. No entanto, para que essa situação persista, todos precisamos redobrar cuidados e agir com o máximo de rigor para frear a elevação do número de casos.

Por isso, a Acic pede encarecidamente às empresas para que reforcem suas atenções e para que sigam as orientações sanitárias como tão dedicadamente têm feito e, principalmente, que afastem qualquer funcionário que demonstre sintomas de gripe. Agindo assim, estaremos evitando que a administração pública municipal precise, na próxima segunda-feira, editar novo decreto ou simplesmente colocar em prática, na íntegra, o que foi determinado pelo governo estadual.

Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos derrotar o coronavírus. A Acic está atenta e faz tudo o que pode priorizando sempre a vida, as empresas e os empregos.