Cotidiano

Acic comemora 58 anos

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel comemora os seus 58 anos de fundação hoje. Com mais de 13 mil empresas associadas, a Acic é a segunda maior entre cerca de 300 filiadas da Faciap, federação estadual que representa mais de 50 mil empresas de todo o Paraná.

A Acic foi fundada em 4 de abril de 1960 por um grupo de 51 empresários. Juntos, eles queriam somar forças para enfrentar um dos mais sérios períodos econômicos da cidade, que sentia os efeitos negativos do fim dos vigorosos ciclos extrativistas da erva-mate e da madeira. Com a Acic, eles passaram a refletir sobre caminhos possíveis para o contínuo desenvolvimento e fortalecimento local.

O primeiro presidente da associação comercial foi Altamir Silva, que recentemente foi homenageado emprestando seu nome à sala do Conselho Superior, elegantemente instalada na nova casa da Acic, o Edifício Rui Barbosa – rua Pernambuco, 1800, em frente à Câmara de Vereadores. Um dos segredos do sucesso e da longevidade da entidade está em jamais abandonar a sua missão, de ser a porta-voz da livre iniciativa.

Crescimento

A Acic cresceu e virou referência na defesa de outras causas, como grandes obras de infraestrutura, reivindicação de investimentos em programas públicos e na defesa de reformas importantes para dar mais agilidade e segurança às empresas. “O envolvimento dela com a sua comunidade é dos mais intensos e vibrantes. A Acic é uma força viva de uma cidade que cresceu e assumiu naturalmente a liderança de uma região com indicadores fabulosos”, segundo o ex-presidente Alci Rotta Júnior.

Atual presidente

O atual presidente da entidade é o engenheiro civil e empresário Edson José de Vasconcelos, o 45º na história a ter a oportunidade de comandar a associação comercial. Os 58 anos vão ser comemorados nesta quinta-feira com a aposição da fotografia de Alci na Galeria de Ex-Presidentes e com palestra do ex-governador Mário Pereira.